Aos Sábados nas Quintas | Montijo e Colonato de Pegões

Aos Sábados nas Quintas | Montijo e Colonato de Pegões
- 25 jun 2022
- Viagens
Percurso pelo Colonato e Adega Cooperativa de Pegões, Quinta do Saldanha, Casa Mora - Museu Municipal e Jardim, Quinta Pátio d’Água e Moinho de Maré do Cais das Faluas.
Neste mês de junho e com o solstício de verão, todo o estuário se anima com festejos populares, e o Montijo tem nas suas festas de S. Pedro, o seu ponto alto no calendário cultural.
A antiga Aldeia Galega do Ribatejo, hoje Montijo, o secular porto estuarino que até ao século XX era uma das principais travessias de acesso á capital, é hoje uma das grandes cidades e municípios da margem sul, e do Estuário do Tejo. É um exemplo da renovação e da adaptação a uma nova exigência ao nível do urbanismo, dos espaços públicos, da valorização do património e da cultura que caracteriza estas terras da Borda de Água, e onde descobrimos, resilientes, as antigas quintas de recreio, com Palacetes e jardins, que fazem parte de séculos de história e são o alvo das nossas visitas aos sábados.
Vamos navegar à descoberta dessas paisagens e viver o campo e a paisagem agrícola do Colonato de Pegões, insólito na sua arquitetura modernista, e na sua experiência de colonizar terras lusas do ribatejo, construindo uma paisagem de pinheiro manso e montado que ainda hoje permanece, de onde se destaca a Adega Cooperativa de Pegões, premiada internacionalmente e com um conceituado projeto de vitivinicultura.
Também vamos viver o ambiente e a gastronomia desta cidade, já engalanada para os ribatejanos festejos de S. Pedro. Esperam-nos opulentes testemunhos artísticos e arquitetónicos, de antigas Quintas de Recreio, com pátios, tanques de ablação, jardins e antigas relíquias, palacetes burgueses de rica decoração, e uma extraordinária margem estuarina onde não falta um Moinho de maré reabilitado.