01 Rota do Alto Minho

Descrição

A Rota do Alto Minho abrange o vale do Lima e a margem esquerda do rio Minho, fazendo fronteira com a Galiza. Reúne um conjunto de quintas de recreio distribuídas junto ao vale dos rios ou na meia encosta, cercas conventuais localizados sobretudo na meia encosta e pequenos santuários de um modo geral colocados nos altos dos montes de onde se desfrutam panorâmicas extensas sobre os vales do Minho e do Lima que, junto à costa, se estendem pelo mar. Como território de fronteira que é, a rota integra ainda algumas estruturas defensivas que, entretanto, perderam a sua função militar, mas mantêm uma singular valia patrimonial e hoje são geridas e usufruídas como verdadeiros jardins ou parques públicos de recreio.

Ambos os rios nascem em Espanha e atravessam o território português perpendicularmente à costa, recebem as águas de importantes afluentes, e definem vales encaixados entre altas montanhas que, na sua parte mais próxima da costa, se alargam e congregam férteis e extensos campos agrícolas. Esta circunstância determinou uma distribuição particular de todas estas estruturas ordenadas, sejam as quintas – algumas preservando as suas torres de origem medieval destacando-se nos vales rodeadas de campos e matas - as cercas conventuais – algumas ainda em bom estado de conservação como a do Mosteiro de Refoios do Lima - ou santuários com recintos mais ou menos amplos que ainda mantem um forte caráter vernacular.

Na parte nascente, nos territórios das serras da Peneda, Soajo e Amarela encontra-se o Parque Nacional da Peneda Gerês distribuído pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Ponte da Barca. Aqui pontua o impressionante santuário da Senhora da Peneda.  A parte sul do parque - o Gerês – estende-se por Montalegre e Terras de Bouro já na bacia do rio Cávado. Com o parque natural espanhol da Baixa Limia - Serra do Xurés, o Parque Nacional constitui, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome. É a primeira área protegida criada em Portugal no ano de 1971.