Associação

Os jardins históricos dispersos pelo território português são difíceis de conservar e valorizar, essencialmente pela exigência de recursos financeiros e de formação especializada que caracteriza este património.

Agrupar os proprietários em redor de um interesse comum, reunir profissionais especializados e procurar soluções para valorizar os jardins históricos em Portugal foram as motivações que levaram à criação, em Janeiro de 2003, da AJH - Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

Esta iniciativa partiu de um grupo de profissionais de jardins que, depois do levantamento de jardins portugueses, levado a cabo em 1998, por encomenda do Fundo do Turismo, tomou consciência do estado degradado em que estes se encontravam e, tendo a convicção que o seu valor patrimonial, económico e recreativo não se encontrava legalmente defendido — apesar de poderem ser considerados verdadeiros repositórios da cultura portuguesa —, assumiu a responsabilidade de criar a associação.

Integram os órgãos sociais da AJH, desde a sua fundação, proprietários ou responsáveis institucionais de jardins históricos e profissionais de áreas complementares nesta matéria, tais como arquitetos paisagistas, arquitetos, historiadores da arte, agrónomos, silvicultores, juristas e economistas.

Ao longo de mais de quinze anos, um dos contributos mais relevantes da AJH foi a participação no projeto de salvaguarda de doze jardins privados orientado para a preservação e restauro dos sistemas hidráulicos e de outras estruturas construídas (EEAGrants). Este conjunto de jardins distribui-se por todo o país e o investimento teve particular interesse para a sua abertura ao público e para a própria rentabilização do património. As conferências de promoção da arte dos jardins e dos jardins portugueses, em particular, assim como a oferta de cursos de formação orientados para os associados e outros interessados na conservação, são outras das atividades da associação. Refere- se ainda as viagens culturais a jardins históricos no país e no estrangeiro.

A aprovação pelo Turismo de Portugal da candidatura ao programa VALORIZAR para a implementação das Rotas dos Jardins Históricos de Portugal (2018-2019) veio dar novo impulso à atividade da AJH a par com o envolvimento na candidatura ao Conselho da Europa para a constituição de um Itinerário Cultural Europeu: jardins históricos.